Incertezas e os Tempos de Complexidade


Por Rizzo Miranda

Insegurança. Quantas vezes por dia você ouve e vive isso?  Eu me refiro ao sentido mais amplo e não ao restrito. Não apenas a insegurança em relação à criminalidade, por exemplo, o que não seria pouco... mas sobre os todos os "e se" que pulsam nas áreas financeira, profissional, familiar e tantas outras.

Nossas incertezas e os tempos de complexidade, caos e contradições são os temas da anotação número 22 das "24 Anotações para 2024" (conteúdo precioso), do mestre Silvio Meira. Ele ilumina esse cenário de frequentes mudanças e a batalha diária que travamos em busca da estabilidade. Você acha que ela ainda existe.

Silvio nos aponta a adaptação constante como uma habilidade essencial para o momento. Essa habilidade, junto com a resiliência, precisará ser aumentada em breve.

Avanços tecnológicos, movimentos sociais, questões políticas e de saúde, entre outros fatores, transformaram nossa visão de cenário em um caleidoscópio, que muda a cada movimento.

O fato é que causamos tudo isso na busca de inovar, descobrir novos caminhos na expectativa frenética de saber e até experimentar o que tem por trás da porta com uma placa escrito “Futuro”. E não necessariamente temos que recuar diante dela. Mas, muitas vezes, esquecemos que há coisas que não podem ser aceleradas ou ignoradas.

Minha máxima sempre foi que a inovação deve servir para resolver nossos problemas. E que não nos crie outros! No entanto, estamos tomando atalhos que nos colocam na direção contrária. Mas podemos nos recentralizar, e Silvio nos dá pistas para isso ao final de sua anotação.

Convido você a ler a anotação e refletir sobre o tema aqui.

*Conteúdo também disponível no LinkedIn.