Os Desafios da Carreira Feminina


Por Maria Claudia Bacci

A capacidade de equilibrar as múltiplas funções femininas com uma carreira de destaque ainda precisa provar seu valor, dia após dia. E, no caso das mulheres, os dias são longos. Tão longos que viram anos. Essa não é uma opinião minha, mas uma realidade nacional e internacional.

Um exemplo?

80% da lista das 100 mulheres mais poderosas da Forbes de 2023 têm mais de 50 anos. O que mostra que, além de uma prova diária, é uma trajetória longa.

Outro exemplo?

"Provavelmente suas gestações atrapalharam essas iniciativas, o que poderá ser compensado no futuro". Essa foi a justificativa do CNPq a uma pesquisadora que estava solicitando a bolsa de produtividade. O órgão se viu obrigado a emitir uma nota e a admitir a falha. E a pesquisadora terá um novo caminho a percorrer.

O cenário ainda é cheio de desafios para nós mulheres. Dados do relatório Women in Business 2023 mostrou que a participação feminina em posições de alto escalão aumentou 38% no último ano. Ainda é pouco frente ao gap atual. O relatório Global Gender Gap do Fórum Econômico Mundial (WEF), diz que levará mais 132 anos para eliminar o gap global de gênero.

Os números até melhoram, mas de forma lenta, e com isso, há uma perda da potencial contribuição feminina para as empresas.

A nossa caminhada é mais complexa, vamos mudar essa realidade.

Um 2024 cheio de mulheres por aí! Confira a lista da Forbes com as que já estão lá.

*Conteúdo também disponível no LinkedIn