O Cenário da IA para 2024


Por Rizzo Miranda

Estamos fazendo as perguntas certas sobre o que vem por aí com IA Generativa?

Como refletiu Einstein.... se eu tivesse uma hora para resolver um problema e minha vida dependesse da solução, gastaria os primeiros 55 minutos tentando descobrir a pergunta certa a fazer.

Cabe muito nesse caso. Não dá para negar que 2023 foi o ano da “explosão” da Inteligência Artificial e, sem dúvida, o nosso mercado de comunicação e marketing foi um dos mais impactados pela tecnologia. Como isso continua em 2024 com as cizânias que despertou?

Se na primeira onda, a capacidade de automação da IA afetou principalmente as atividades de trabalho físico, já em 2023 com a IA Generativa vimos que é possível criar, do zero, textos, imagens e até vídeos muito rapidamente e com poucos cliques. Ficou tão fácil que tem até um “quê” de gamification. Avatares ou “memes verdade’ como o que chegamos até a acreditar: Papa Francisco de jaqueta fofinha de frio. Mas o fato é que, para além de virais na internet, a Inteligência Artificial assumiu, rapidamente, um papel instigador no trabalho criativo da comunicação.

O relatório ‘The Economic Potential of Generative AI: The Next Productivity Frontier’ mostrou que, no ano passado, a IA aumentou em 65% o potencial automação técnica no setor de Serviços de Comunicação e 53% na área de Gestão Criativa e Artística. Anotou a placa do caminhão?

Há muito o que refinar, claro. Não só o trabalho do “conceito ao concreto”, como diz Amy Webb, mas também em como a sociedade lida com IA, partindo da regulamentação, passando por sistemas antiplágio (alô, The New York Times ) até a adoção (compulsória, será?) de políticas por parte das empresas para garantir a ética e transparência sobre o uso da tecnologia. E devemos dar o verdadeiro foco no que é essencial: o lado humano precisa falar mais alto. As transformações são sempre bem-vindas, mas não podemos abandonar a ideia de que elas devem vir para nos ajudar. Com colaborações e sem resistências, é óbvio! Mas com bom senso sempre vamos melhor.

Solução para um problema do homem é tecnologia. Com ou sem IA. O contrário... nem sempre é verdadeiro.

*Conteúdo também disponível no LinkedIn.