Uma provocação sobre o Tech Trends Report 2024 de Amy Webb


Por Rizzo Miranda

Hypado ou não, o SXSW é um momento crucial para quem quer se aproximar e se manter antenado com o que acontece no universo da inovação. Acompanho com atenção esse vai e vem e tenho duas absolutas constatações: repete-se muita coisa. Isso acontece com evento anual desse porte. Mas, por outro lado, sempre tem um frescor que merece ser observado. Claro, difícil é achar essa corrente de frescor nessa galáxia informativa.

E como falar de inovação e SXSW sem mencionar Amy Webb (goste-se ou não dela...) ? Não à toa ela se mantém dentro dessa trend mais fresquinha e não tem segredo: quem trabalha com dados vai sempre ter mais atenção. Mesmo quando é um futurista. Bola de cristal não gera dados... sorry. Este ano ela veio com o conceito de "superciclo de inovação" no seu esperado Tech Trends Report 2024 do Future Today Institute. Obviamente ela aponta que Inteligência Artificial (IA) pauta tudo e é o centro da maioria das previsões dela. Até aqui nada novo:  o report mostra que IA  impacta a maioria (se não todas) as Indústrias. Ok, ok....

Claro que vamos falar muito de IA. Mas isso está dado. Gostei mais do foco em biotecnologia, com promessas de inovações que vão da saúde à sustentabilidade. Fica bom para uma área que ainda precisa refletir muito em cima dos danos “coronials” que ainda instigam nossas rotinas.

Mas o que quero deixar de provocação é:  ao mesmo tempo em que fazemos uma viagem ao futuro, discutimos ética e sustentabilidade. Um cabo de guerra em looping, pois quando um lado avança, o outro precisa se igualar. E o que está em jogo é a transformação da vida como a conhecemos. A minha. A sua!... Estamos discutindo tudo, vivendo o FOMO (sim, só piora...) mas a pergunta a ser feita é: como indivíduos não precisamos reconhecer até onde queremos ir!?

Claro que muita coisa acontecerá de forma "natural" no nosso dia a dia, mas outras estarão na sua decisão, cara liderança!

Sim, inovação é necessária, mas tem lado, sabia? Qual o seu? O meu é experimentar de alma aberta mas ter saudáveis conversas com meu anjo da guarda, meu guru predileto quando penso em qualidade de vida, privacidade e FOMO detox.

Na imagem você confere como as tendências tecnológicas têm impactado as indústrias. E o report completo deixei nos comentários.

*Conteúdo também disponível no LinkedIn.