Entenda como um problema de governança pode fazer você perder todo o aprendizado e resultados conquistados com tráfego pago


Por Jamerson Murta

Empreender ou gerir negócios, independente do setor ou seguimento, tem um ponto em comum: não dá para fazer tudo sozinho! 

Para termos o máximo de eficiência e resultados, contamos com parceiros, sejam eles internos – áreas da mesma empresa, ou terceirizados. 

É assim a relação com a maior parte dos gestores de mídia/tráfego pago, que prestam serviço para as empresas que possuem seus negócios atuantes na internet. Agências, consultorias ou pessoas especialistas, há muitas qualificadas que fazem, de fato, um excelente trabalho.  

O que talvez você não saiba é que, mesmo trazendo ótimos resultados, a ausência de um pequeno e crucial cuidado com a governança pode te fazer perder quase tudo em uma eventual troca de fornecedor.  

A conta é simples: você não é especialista em mídia ou tráfego pago, por isso, contrata quem seja. Aí o parceiro faz todas as configurações nas contas de anúncio – espaço onde as compras de mídia são feitas – e não há o que se preocupar com isso. Ufa! Uma coisa a menos para resolver. 

Bom, não fique tão aliviado assim! 

Acontece que nesse “deixa que eu resolvo”, muitas vezes, o gestor de tráfego criar as contas de anúncio da sua empresa atreladas as deles e, com uma eventual troca de fornecedor por qualquer motivo futuro, essa “propriedade” não pode – na maioria dos casos – ser transferida novamente para o contratante.  

O que acontece a partir daqui? Contratamos outra empresa e essa precisa começar tudo do zero. Em outras palavras, lá se vão todos os aprendizados, todos os públicos que lutamos (e pagamos caro) para conseguir, todo histórico de campanhas, tags de remarketing, tags instaladas no site, etc. 

Todo empreendedor ou gestor de negócios sabe – ou deveria saber – que constância é tudo, a evolução depende desse aprendizado e evolução gradual. 

Eu, como especialista em mídia há quase uma década, afirmo que por aqui não é diferente. Ter um histórico, base de público e uma sequência no trabalho é fundamental para bons resultados. Talvez isso explique aquelas reuniões de resultados onde você participa e os custos por clique estão caros, o engajamento baixo, campanhas com impressões e nenhum resultado efetivo, etc.  

Bom, acredito que, depois dessa leitura, se você não possui a propriedade de todas as contas de anúncio do seu negócio, vá até o líder do seu time de mídia e peça para que isso seja feito e, em caso das plataformas em que não seja possível essa transferência, melhor “começar do zero” agora que mais para frente. Peça que te orientem a como criar todas as contas associadas ao seu negócio e, após, compartilhe apenas o acesso para eles. Vai por mim. 😉  

Aqui na bowler é regra: todos nossos clientes possuem suas contas ou, ao menos, sabem que isso é importante! 

Tem alguma dúvida sobre tráfego pago ou performance de negócios online? Comenta aqui, quem sabe não vira tema do nosso próximo artigo? 🤘👽