Comunicação para Diversidade e Inclusão by bowler


Por Rizzo Miranda

Não faz tempo. Podemos até achar alguns exemplos recentes que demonstram como diversidade e inclusão entraram na pauta obrigatória das marcas de maneira irreversível. E esses acontecimentos foram tão decisivos que impactam hoje todos os setores de negócios, especialmente por se tratar de um tema de projeção transversal. Vai desde novas estruturas organizacionais para abrir espaço para cargos de D&I, passa pela representatividade dentro dos times de profissionais e chega às estratégias de comunicação e relacionamento com o consumidor final, mesmo que seja uma empresa B2B. Para D&I as barreiras de modelos de negócios sumiram. Ela atravessa a reputação da marca independentemente disso.

A sociedade moveu seu comportamento na direção da atitude das marcas e aprofundou sua percepção de que suas lideranças eram mais do que pessoas técnicas. Elas, em si, também são a representatividade da atitude da marca. E, se assim o é, necessariamente seu comportamento é também observado através desse filtro que é, a cada dia, inegociável.

Na bowler entendemos rapidamente esse movimento reputacional. Nossa experiência com gestão de crise ajudou? Sim. Nossos projetos de posicionamento executivo (thought leadership) também? Certamente. Mas, muito mais do que isso, transformamos diversidade e inclusão em pilar essencial da comunicação com visão do chamado “storydoing”.

O que nos levou a isso? O claro entendimento que o mercado passou a ter 3 níveis de comportamento: marcas que já possuíam iniciativas, mas não tinham uma estratégia de comunicação que as endereçasse de forma assertiva; marcas que imediatamente iniciaram projetos sérios em busca de correções históricas como pede a sociedade que consome seus produtos; e, finalmente, marcas que, mesmo vivendo nesse ponto de tensão social e com impacto nos negócios, continuam praticando o “brain washing”. O velho conhecido “faço um ajeitadinho” do tema e toco a vida, sem efetivamente ter compromisso com nada...

E sua marca, está em qual desses grupos? Você tem comunicado corretamente seus projetos de D&I? Como faz para superar crises que envolvem o tema? A bowler não tem todas as respostas. Mas tem muitos cases de sucesso nesse novíssimo cenário e gostamos de dividir essa experiência com quem entendeu esse gigante passo à frente.

Veja como a bowler pode te ajudar a ter uma marca mais relevante e com mais representatividade.