Qual problema queremos resolver?


Por Maria Claudia Bacci

Qual problema queremos resolver? Essa é a pergunta-chave para entender qual será a contribuição efetiva da comunicação.

Respostas possíveis? Reputação, awareness, reconhecimento, fortalecer a cultura, atrair talentos... Cada empresa tem seus desafios de negócios e cada marca, seu estágio de maturidade, assim como recursos, por vezes bem limitados.

Fazer as perguntas certas é crucial para traçar uma estratégia que saia do papel. Afinal, colocá-la em prática é fácil! E um dos erros mais comuns que percebo é a dificuldade em responder à pergunta central que coloco neste post.

Depois de listar as perguntas e respondê-las com metodologia (na bowler temos a nossa, e funciona muito bem nesses processos), a estratégia surge naturalmente. E o tático? Ele se impõe, como sempre diz minha sócia Rizzo Miranda.

Afinal, precisamos de respostas ou perguntas? (PS: acabei o post com uma pergunta...)

*Conteúdo também disponível no LinkedIn.